builderall


Plano de Saúde Ambulatorial é uma "segmentação"


Na hora de contratar um plano de saúde, alguns termos podem parecer estranhos. Caso você desconheça qual o tipo de segmentação que o plano ambulatorial cobre, você corre o risco de contratar um convênio que não atenda às suas expectativas.


A seguir irei explicar o que é a segmentação ambulatorial dos planos de saúde para que você não fique com dúvidas na hora da adesão, vamos lá?!



O que é um plano de saúde ambulatorial?


Plano de saúde ambulatorial é o tipo de segmentação que cobre a assistência médica ambulatorial. Nele, você terá cobertura para tratamentos, consultas ou exames feitos em ambulatórios ou clínicas que operam nessa segmentação. Por esse motivo ele pode ser uma excelente alternativa se você não tem problemas de saúde e está buscando um plano mais econômico.


Atendimentos de emergência limitam-se até as primeiras 12 horas do atendimento. Ficando sob a responsabilidade do beneficiário a realização de procedimentos exclusivos da cobertura hospitalar, mesmo sendo feito na mesma unidade de prestação de serviços e em tempo menor que 12 horas.


Diferente do plano hospitalar, nessa modalidade não está prevista internação nem a realização de procedimentos de alta complexidade.



Quais serviços o plano de saúde ambulatorial cobre?


No plano ambulatorial, o beneficiário terá direito ao rol de procedimentos que é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde (ANS). 

O rol de procedimentos estabelecidos pela ANS é uma lista de serviços obrigatórios e que garantem mais acesso à saúde. Eles variam de acordo com a cobertura de cada plano. Veja alguns dos serviços que são atendidos pela segmentação ambulatorial:




O plano de saúde ambulatorial é mais barato?


Por ser uma segmentação mais restrita e não garantir assistência médica em hospitais, lembrando que esse tipo de serviço é mais caro, o plano ambulatorial tem uma mensalidade mais acessível.


Porém, esse tipo de plano pode ser mais difícil de encontrar, porque são poucas operadoras que oferecem cobertura ambulatorial em seus pacotes de convênios.


Como sempre, estamos à sua disposição para atender da melhor forma possível diretamente no WhatsApp.


O plano de saúde ambulatorial é indicado para quem?


O plano de saúde ambulatorial é indicado para quem procura uma mensalidade mais baixa em um convênio médico e que não se importa em utilizar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) em caso de uma possível internação.


Caso você queira ter a garantia de assistência médica hospitalar na saúde privada, esse tipo de plano não é indicado. Para uma cobertura mais abrangente e ampla, o recomendado é você procurar um plano de saúde com segmentação assistencial referência.


Vale a pena contratar um plano de saúde ambulatorial?


Se você tem interesse em abrir mão de assistência médica hospitalar, a resposta é sim. Mesmo que essa segmentação seja mais restrita, ela garante assistência médica, exames e terapias.


Vale lembrar que a melhor estratégia para evitar complicações de saúde é investir na prevenção, pois consultas médicas e exames podem ser onerosos e impedir que você tenha amplo acesso sem um convênio médico. 


Portanto, mesmo sem a cobertura hospitalar, você contará com assistência em saúde. Caso você necessite de internação, a estrutura do SUS vai atender você da melhor maneira possível, evitando qualquer tipo de desassistência.


Caso o plano não contemple todas as suas necessidades, você poderá pedir portabilidade para outra modalidade mais avançada assim que cumprir o período mínimo de carência.


Como contratar um plano de saúde ideal?


Se você ainda não contratou o seu plano de saúde ou está pensando em trocar o seu plano atual, você pode contar com os nossos especialistas para isso. Faça uma cotação gratuita diretamente pelo WhatsApp clicando aqui.


Aviso importante:

Aqui apresento um conteúdo informativo sobre saúde, bem-estar e nutrição, não substituindo diagnóstico médico ou tratamento sem a consulta de um profissional da saúde.